As bandas mais hippies

27 02 2007

Você sabe… O movimento Hippie já era! Foi caindo pouco a pouco com suas overdoses ou com a imposição de uma nova postura social. É fato que ainda existem algumas comunidades, mas nada é como antes, principalmente a música. Ah! Saudosos anos 70. Eu nasci nos anos 80, mas quando ouço a música daquela época, sinto saudades do tempo que não pude viver. Mas como nem tudo é o fim, diversos artistas atuais vem incorporando elementos deixados pelos nossos pais hippies em sua música contemporânea. A lista que se segue não fala de pessoas explicitamente hippies, mas procura apontar aqueles que se apropriaram de alguma coisa aqui e acolá pra criar seu som. Confira!

10º mewithoutYou
Tudo bem. Quando você ouve mwY, não pensa exatamente em hippies, principalmente levando em conta seus dois primeiros discos. Os rapazes fazem um som post-hardcore onde poemas são “recitados” por cima do som, então… O que isso tem de hippie?! O fato é que eles acabaram de lançar seu 3º disco “Brother, Sister” e este é um disco mais “alegrinho” com refrões pegajosos e estimulantes. No Cornerstone deste ano (grande festival de bandas alternativas nos EUA) os caras tocaram algumas músicas novas, com direito a harpa, onde diversos hipongas apareciam dançando com cabelos esquisitos e fantasias de pássaros, coisas assim. Enfim… Tem uma pitada hippie sim, por isso fica na lanterninha.

09º Acid House Kings
O nome desta banda é muito sugestivo, mas ao contrário do que possa parecer, eles não bebem nas fontes de bandas como Fleetwood Mac, Jefferson Airplane ou Janis Joplin. Antes, as verdadeiras fontes inspiradoras deles estão em grupos “familiares” como Carpenters e ABBA. Sendo assim, ouvir Acid House Kings nos leva a querer bater palmas e cantar junto todas as melodias por eles embaladas.

08º Viva Voce
Viva Voce é uma banda composta pelo casal Kevin Robinson (bateria) e Anita Robinson (vocais/guitarras) que desde 98 vem cravando seu som altamente alternativo, cheio de insanidades forjadas por guitarras saturadas, tamborins, baterias hipnotizantes e um som progressivo. Yeah!

07º Sufjan Stevens
Não sei muito bem o que dizer sobre Sufjan Stevens. Só sei que o acho meio hippie e é por isso que ele está nesta lista. Vamos aos fatos: O cara já tocou com Danielson (e isso, você vai ver, é muito hippie), ele é multi-instrumentista (toca mais de 20 instrumentos diferentes e grava praticamente tudo em seus discos), grava músicas relaxantes, alegres, usando instrumentos típicos da galera hippie como, banjos, flautas, tamborins e coisas afins. Ouvir sua música é uma experiência (palavrinha sugestiva) única e indispensável, mas não ouça o primeiro disco do cara (Sun Came): é muito chato!

06º The Magic Numbers
O que dizer de uma banda formada por irmãos e altamente influenciada por “The Mamas and The Papas”? Flores, palmas, alegria, mãos para o alto, felicidade, sorrisos inocentes: Você encontra tudo isso com The Magic Numbers!

05º Arcade Fire
Este é um ótimo exemplo de banda que, de uma hora para a outra, é acolhida como a melhor coisa que a música Indie já foi capaz de produzir. É claro que o posto foi rapidamente substituído, mas não quer dizer que a qualidade sonora dos caras tenha desaparecido. Arcade Fire possui um som muito peculiar, criando melodias inusitadas com instrumentos incomuns como o acordeom, gaita, harpa e pianos semi-desafinados. Tudo isso sem contar as guitarras saturadas e algumas músicas no estilo “Sing Along”.

04º Clap Your Hands Say Yeah
Se alguém teve que tomar o lugar de Arcade Fire no coração dos críticos musicais, este “alguém” é a banda Clap Your Hands Say Yeah (futuramente sendo substituídos pelos Arctic Monkeys). Para esta banda, eu só digo uma coisa: Bata palmas e diga SIM! Hippies!

03º Danielson
São muitos os motivos que colocam Danielson nessa lista, principalmente entre os top3, mas eis alguns motivos: 1) a banda é praticamente uma comunidade, formada pela família de Danielson (esposa, filhos, primos, primas e etc) e outros amigos. 2) O som deles é tão maluco que seria necessária a utilização de drogas alucinógenas para produzi-las, mas Danielson não usa drogas, diz ele que é cristão evangélico, e um dos mais convictos. 3) a instrumentação da banda é muito peculiar, incluindo vibra fones, flautas, banjos, entre outros. Yeah Again!

02º Flaming Lips
Tudo bem que eles não são tão recentes assim (surgiram nos anos 80), mas estão nesta lista porque acabaram de lançar um ótimo disco intitulado “At War with the Mystics”. Se esta fosse uma lista atemporal, Flaming Lips poderia estar em primeiro lugar com facilidade, sendo uma das bandas mais insanas e persistentes de todos os tempos. Não há como negar e nem muito que falar. O som totalmente psicodélico e lisérgico dos Lips diz tudo: Hippies!!!

01º The Polyphonic Spree
E o 1º lugar vai para: THE POLYPHONIC SPREE. Esta não é apenas mais uma banda Hippie! Ela é praticamente um orquestra Hippie contando com mais de 20 integrantes entre vocalistas e instrumentistas dos mais diversos como trompetistas, pianistas, flautistas, harpistas, enfim… Toda essa parafernália que se espera de uma banda tipicamente hippie. Além do fator “comunidade” do grupo, o som é totalmente viajante, sensível, capaz de criar um efeito similar à utilização do LSD! Tudo bem, eu nunca usei LSD, mas se eu usasse, gostaria que fosse como ouvir Polyphonic Spree! Isso que é hippie de verdade!


Ações

Information

2 responses

17 07 2009
HIPP

lol ha que dizer , que depende de estilo .

19 07 2009
Bruna Moraes

“Eu nasci nos anos 80, mas quando ouço a música daquela época, sinto saudades do tempo que não pude viver.” – Nasci nos anos 90 e compartilho do mesmo sentimento. Resumiu tudo, Parabéns!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: