Deus, o diabo e o rock n roll

27 02 2007

A guerra entre o bem e o mal na música é mais antiga do que parece. Um livro muito antigo traz à memória a primeira vez em que houve tragédia entre musicos. De acordo com a Bíblia, Deus, criador de todas as coisas, inclusive da música, havia criado também uma certa criatura, perfeita, linda, essa criatura era o querubim da guarda (seja la o que isto signifique). Este ser se chamava Lúcifer, e ele era também o mestre da música nos céus. Tudo ia muito bem, até que o tal começou a se achar bonito demais, perfeitinho demais, muito cheio de qualidades, e quis ser o próprio Deus! Pronto! A partir daí, Lucifer foi expulso do céu junto com uma galera que tinha entrado na dele. A ele foram dados outros nomes como diabo, satanás, belzebu, capiroto, entre muitos outros. Alguns dizem que, desde então, o coisa ruim vem se utilizando principalmente da música para condenar o maior numero de pessoas a passar o sofrimento eterno junto com ele.

Um dos primeiros músicos que se tem registro de algum tipo de rumor sobre envolvimento com o diabo é o violonista Niccolò Paganini. Devido a uma doença muito forte que o acometeu durante a infância, seu corpo era magro e seu rosto cadavérico. Paganini tocou violino como ninguém em sua época e causou uma verdadeira revolução na maneira de tocar o instrumento, vindo a ser um dos artistas mais ricos de sua época. Por essas e outras, as más linguas diziam que Paganini tinha feito um pacto com satanás.

Também são milhares as histórias de frases sinistras que podem ser ouvidas rodando ao contrário discos de bandas e artistas como Led Zeppelin, Beatles, Sex Pistols, Frank Zappa entre muitas outras, inclusive os brasileiros Engenheiros do Havaí.

Já do lado de Deus, as ocorrências de músicas feitas por sua inspiração são muito antigas, como da época em que o povo judeu vivia em cativeiro no Egito, e, uma vez libertos e tendo passado a pés secos pelo mar vermelho, Miriã, irmã de Moisés, o libertador, pega seu pandeiro e começa a cantar e dançar. O rei Davi foi um grande poeta e musicista, criador de muitos instrumentos, assim como outros contemporâneos seus. Suas canções podem ser encontradas no livro de Salmos, compilado na Bíblia. Paulo e Silas cantavam em cativeiro, e o livro do Apocalipse traz uma série de canções.

O rock n roll em si, tem uma origem um tanto quanto confusa, e talvez seja este o motivo pelo qual este seja um dos ritmos mais utilizados tanto pelos do lado de cá, como pelos do lado de lá. Em suma, o rock n roll nasceu do blues que nasceu das canções Negro Spirituals (Gospel) embaladas pelos escravos americanos e altamente influênciadas pelo cristianismo. Do Gospel, o Blues só levou a influência musical. Muitos de seus interpretes não apresentavam os melhores comportamentos, inclusive, um de seus grandes nomes, Robert Johnson, tem uma das histórias mais sinistras, escabrosas e lendárias sobre pactos com o diabo.

Dando um salto na história, chegamos a uma figura hibrida, cativada por ambos os lados da história: Elvis Presley. No início de sua carreira, Elvis era conhecido como um grande cantor de música gospel, e mesmo depois que se enveredou pelo rock n roll cheio de rebolado, gravou diversos discos de música gospel, mas sua história é conhecida. Famoso por propagar o rock n roll aos quatro cantos da terra, sendo consagrado o Rei do Rock, com suas danças sensuais que levavam as garotas à loucura, Elvis Presley morreu por colapso fulminante associado à disfunção cardíaca, provavelmente gerados pelo vício exacerbado em medicamentos.

O caso mais recente e explicito de embate entre o bem e o mal na música ocorreu quando o grupo de white metal, Stryper, conhecida banda evangélica dos anos 80, estaria escalada para abrir o show da banda Slayer (cuja fama todos conhecemos) num festival mexicano chamado Monterey Metal Fest. Dizem por ai que o Stryper topou participar justamente porque iria abrir para o Slayer, mas os caras do Slayer desistiram de tocar no festival porque o Stryper iria abrir. Uma pena!

Independente do lado que cada banda escolhe trilhar seu caminho, não podemos negar que cada uma vem contribuindo e muito para o desenvolvimento da música, sempre com novas perspectivas, ritmos e nuânces. O que nos resta é ouvir de tudo e reter aquilo que é bom, seja lá o que “bom” significa pra você!

Top 5 Bandas do Mal

5º Lugar – Slipknot
Convenhamos, todas aquelas mascaras sinistras já não assustam mais ninguém. Slipknot é um claro exemplo do uso da “fama de mal” como forma de marketing e já não pode ser levada a sério. Dado o grande pulo do gato na questão do marketing, só resta, para aqueles que gostam, aproveitar o show.

4º Lugar – Marilyn Manson
O que pensar de alguém cujo nome é a mistura de Marilyn Monrou com Charles Manson? De alguém que lança discos como “Antichrist Superstar” e que possui o titulo de “reverendo” da Igreja de Satanas? Tirando que tudo pode ser uma bela jogada de marketing, Marilyn Manson merece estar nesta lista.

3º Lugar – Beatles
Regularmente os Beatles são “vitimas” de ataques com respeito a mensagens subliminares em seus discos, tanto nas músicas com nas capas. Toda aquela história da morte de Paul McCartney e o envolvimento da banda com Charles Manson dão muito pano pra manga e rendem histórias das mais escabrosas. Coisas que ninguém pode afirmar, mas também não podem negar e é por isso que o 3º lugar é deles!

2º Lugar – HIM
Como diria o velho ditado, “cão que ladra não morde”, por isso agente tem que ter cuidado é com aqueles que escondem as coisas. Antes de se chamar HIM, esta banda Finlandesa se chamava “His Infernal Majesty”, mas devido às absurdas interpretações de envolvimento da banda com o satanismo, eles resolveram mudar o nome para HIM. Simples não? O mais intrigante é imaginar como as pessoas pensavam que eles tinham envolvimento com o satanismo sendo que alguns de seus discos tem nomes tão singelos como “666 Ways to Love” ou “Dark Light”. Que mistério!

1º Lugar – Black Sabbath
Eles podem não ter o look mais sinistro do mundo como Slipknot ou Marylin Manson. Podem não fazer o som mais pesado e que nos remeta às profundezas da escuridão, mas não há nada o que esconder nas letras de Black Sabbath. Magia negra, Ocultismo e Satanismo são temas comuns nas canções embaladas pro Ozzy Osbourne e sua turma. Vade Retro!

Top 5 Bandas do Bem

5º Lugar – Coldplay
Com integrantes certinhos, músicas fofas que abordam temas fofos, com clipes fofos e etc., Coldplay é certamente uma banda do bem! Vira e mexe os caras estão envolvidos em algum projeto social bacana e merecem essa pontinhan o 5º lugar.

4º Lugar – Sixpence None The Richer
Sixpence é o tipo de banda que pode ser chamada de banda cristã, embora seja um termo meio controverso. A banda chegou ao estrelato com seus singles “Kiss Me” e “There She Goes” um cover da banda The La’s, e embora falem de diversos aspectos da vida em suas canções, fazem tudo a partir de um ponto de vista teocentrista, aspecto muito visível em todas as letras.

3º Lugar – Johnny Cash
Depois de largar as drogas em meados dos anos 60, Cash redescobriu sua fé cristã e passou a frequentar a Evangel Temple, uma pequena igreja em Nashville, lançando discos aclamados como “Hymns from the Heart”, “The Chistmas Spirit”, dentre outros. Sua amizade com o famoso evangelista batista Billy Graham o levou a co-escrever e narrar um filme sobre Jesus chamado “The Gospel Road”.

2º Lugar – Bob Dylan
De todas as atitudes de Bob Dylan, talvez ele sirva para te mostrar o que não fazer na vida. É fato que ele já se envolveu com drogas e alcóol, mas não há nada mais belo no lado do bem como a redenção, é sobre ela que Dylan canta em muitas de suas canções, principalmente nos discos “Slow Train Coming”, “Saved”, “Shot of Love” e muitos outros. A poesia de Dylan, aliada a muitos pensamentos provenientes do cristianismo, é capaz de penetrar a alma do homem em seus níveis mais profundos!

1º Lugar – U2
U2 é, sem dúvida, uma das bandas mais engajadas em projetos sociais espalhados pelo mundo. Tão engajada, que é considerada por muitos, uma das bandas mais chatas também. Bono Vox organizou a DATA, uma ONG que combate a AIDS na África. A banda apóia outras ONGs como Green Peace, Make Poverty History, Anistia Internacional, Live 8, e etc. O guitarrista The Edge participou de eventos musicais afim de levantar fundos para as vitimas do furação Katrina em Nova Orleans. Além disso, as músicas do U2 tem muita relação com o pensamento cristão e se tornaram verdadeiros hinos como “Sunday Blood Sunday”, “One”, “Pride”, e muitas outras.


Ações

Information

8 responses

4 09 2007
jair

vlw

17 09 2007
DIABOLICO

1;SLIPNKOT 2;SLAYER 3;MARILYN MANSON 4;HIM 5;IROM MAIDEN

10 10 2007
Nazareth

Eleger essas cinco bandas do mal deve ter dado um trabalho e tanto.

10 10 2007
Nazareth

Certamente o Led Zeppelin, o Mettalica, o The Doors(já que Morrison era um xamã), o Sepultura e por ai vai. Mas principalmente o Zeppelin deveria estar entre os cinco. Agora se fossemos citar bandas menos conhecidas poderiamos fazer algo do tipo “as 666” mais más do Rock,,HeHeHEHEHEHE. Afinal de contas certos religiosos conseguiram colocar até o Eagles (Aquele de Hotel California) na Lista negra do Devil. De qualquer forma valeu pela lista. Parabens.

Para quem é das antigas e curte Hard Rock aí vai uma dica ouça os primeiros 12 discos do Nazareth.

13 07 2008
stefanie

po prefiro essas bandas do mal do ki as bandasdo bem ,sao super caretonas, e nao sao nada macabras…wooo slipkinot wooo.

8 01 2009
666'

Cara, ‘Bandas do mal’ é dose.

O tão grande 1º lugar do Black Sabbath….

Ozzy Osbourne vai, com toda a família, numa missa aos domingos.

E não é na Church of Satan. É em uma igreja cristã.

:B

Mas, tudo bem.

Este artigo me fez rir. xD

Tem umas bandinhas bem²² mais ‘malvadas’ [ ;P ] que estas que você citou.

Dá uma pesquisada na próxima.

^.^

fikdik ;D

8 03 2009
Priscilla

1°.SLIPKNOT, 2°.IROM MAIDEN, 3°.OZZY OSBOURN, 4°.MARILYN MANSON!

18 04 2009
Royal

lol

Existe bandas bem piores, que pregam o nome do satanás…

segue a lista:

Brujeria, Venom, Mayhem, Behemoth, Krypit, Urgehal, Gorgoroth, Dark Funeral…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: