Santa Lisergia – Danielson

27 02 2007

Pense no que aconteceria se os Flaming Lips se juntassem a Willy Wonka e seus Umpa-Lumpas, de A Fantástica Fábrica de Chocolate, e substituíssem o conjunto de louvor da igreja batista do seu bairro. Ou se o palhaço Bozo assumisse o cargo de maestro do coral da igreja presbiteriana na esquina da sua rua. É mais ou menos isso o que um norte-americano chamado Daniel Smith faz desde 1995 com sua banda, Danielson Famile.

Diferentemente da balela do “Família Scolari”, na Copa do Mundo de 2002, o ‘Famile’ neste caso faz todo o sentido; alguns integrantes da banda possuem grau de parentesco. Tão surreal quanto os sons produzidos pelo grupo e as vestes escolhidas para as apresentações e fotos promocionais está o fato de algo tão criativo e insano partir de cristãos evangélicos; o septeto de New Jersey, que adora se vestir como membros da cruz vermelha, líderados por um rapaz que às vezes usa uma fantasia de árvore, é banda de crente.

Tem algo de anos 60 no som do Danielson Famile. Aquela coisa de sinos, banjos, flautas transversais, trumpetes, vibrafones e outros instrumentos não convencionais disputando espaço com guitarras, baixo e bateria lembra a psicodelia cantada por Jefferson Airplane, Country Joe and the Fish, Third Floor Elevators. E os coros esganiçados das moças que compoem a banda, somados à voz estranha de Smith, ou Bro.Danielson, lembram aquelas comunidades freaks, onde tudo é colorido e muito louco. Graças aos céus, a banda não se leva nem um pouco a sério.

O conceito Danielson Famile nasceu da mente alucinada de Brother Danielson, como tese de conclusão do curso de artes. Músicas interrompidas por gargalhadas, corais com afinação controversa, apelo pop sem adição de clichês do pop; Danielson faz questão de chutar para bem longe qualquer estereótipo do universo envangélico musical. Em entrevista à revista Uncut, ele afirma não entender “música cristã” como categoria. “Escrevo sobre os altos e baixos, as revelações e desapontamentos e milagres do dia-a-dia e meu relacionamento com meu Criador como meu Pai, e eu como seu filho. Estou completamente fascinado por relacionamentos sobrenaturais neste momento, e os detalhes do dia-a-dia: o Senhor está sempre aqui, em todo lugar, falando baixo e esperando (Ele é tão paciente!) que a gente se acalme e ouça. Assim, Ele pode dizer ‘olá, eu te amo’. Tento escrever sobre este lugar onde o eterno encontra o momento. O que quer que isso signifique”.

Daniel Smith é daqueles que sabe que a vida pode ser muito mais divertida se se meter graça nela. Deixando de lado baboseiras do mundo indie de lado, e nem aí para possíveis teorizações sobre a insanidade produzida no palco e reproduzida em disco, ele é parte de um time seleto de cristãos que entenderam que música pop e entretenimento caminham entrelaçados, e que arte feita por cristãos não precisa ser religiosamente engajada. Contrário à idéia de separar o mercado cristão do segmento fonográfico regular – enfim alguém pensou nisso – Danielson surpreende-se com a idéia de manter-se isolado em um gueto religioso com toques mercantilistas. “Não posso acreditar que Jesus queira estar em um mercado”, diz. “Ele não derrubou as mesas?”, adiciona, referindo-se à passagem em que Jesus expulsou os mercadores do templo em Jerusalém.

De mente arejada e convicto de sua fé cristã evangélica, não precisa seguir receitas ou se encaixar em padrões ocos e desprovidos de razão. Ao somar climas lisérgicos a elementos de vanguarda, seu som torna-se inclassificável. O que deixa tudo muito mais divertido e interessante para quem não dá a mínima para rótulos e está atrás do que interessa: música boa.

por Filipe Albuquerque


Ações

Information

One response

31 07 2007
DISCOETERNO - Blog Imperdível « The Bells Zine

[…] FA também já colaborou conosco escrevendo a matéria sobre a banda Danielson (Santa Lisergia). […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: