Entrevista com Josh Dooley (MAP-SF59)

3 03 2007

Map é mais uma guitar band da ensolarada Califórnia com influências diversas indo desde The Smiths até Slowdive. Por guitar band não entenda que esta seja uma banda barulhenta, mas que sabe usar a guitarra bem para conduzir as harmonias e melodias cuidadosamente trabalhadas, na maioria das vezes, pela mente principal da banda Josh Dooley. Josh Dooley é uma figura a ser respeitada neste meio. Sendo, também, o atual guitarrista da banda Starflyer 59 de Jason Martin, já trabalhou com diversas outras bandas. Tudo isso você confere nesta entrevista exclusiva que pudemos fazer com o próprio Josh. Enjoy!

Teu som revela referências de coisas dos anos 80. Smiths talvez seja a referência mais forte do som do Map, e isso fica bem evidente nos arranjos vocais. De que modo o pop britânico daquela década mexe com você, ou te faz pensar em prosseguir fazendo música?

Pra mim houve muitas pessoas audaciosas nos anos 80. Creio que The Cure era uma banda muito inovadora assim como Echo & The Bunymen, nenhuma das duas se pareciam com Wham! ou Culture Club e elas escreviam músicas muito boas. Acho que os anos 80 foram tempos bons para o pop. Por mais que você não goste da maneira como eles cantavam ou odeie teclados você tem que admitir que existiram grandes canções.

Jason Martin, do SF59, já disse em entrevistas que os Smiths foram fundamentais na formação musical dele. Pode estar aí uma das razões da força melódica encontrada nos discos do SF59. Você entende que, neste sentido, a influência juntou vocês dois musicalmente?

De fato, alguns amigos em comum nos influenciaram muito quando estávamos no colégio (em escolas diferentes) porque diziam eles “Wow, você toca guitarra de um jeito que parece com The Smiths. Você deveria conhecer nosso amigo Jason. Ele toca bateria e parece com The Smiths”.

Hoje o segmento independente virou hype. A facilidade que a internet proporciona para divulgar bandas e criar cenas tornou tudo muito acessível a qualquer um que esteja conectado à rede, em qualquer canto do mundo. E até o momento, crítica e público só encontram benefícios nesta via democrática, que se tornou a web, para a música pop universal. Tudo isso levou o indie rock a um passo do mainstream. Você vê algum ponto negativo nisso tudo?

Não. Existem maneiras diversas de se encontrar música e eu percebo que os gostos das pessoas está se tornando mais diverso.

Você costuma fazer downloads? O que acha do mp3?

Eu adoro baixar musicas as 3 da madrugada usando meu pijama.

O que você tem ouvido atualmente?

Lily Allen, Asobi Seksu, Beck e National Public Radio (que é uma versão americada da radio BBC)

Além do Map e do SF59, está envolvido com outros trabalhos musicais?

Sim, muitos outros. Kat Jones, Fine China, Hank Floyd, Pony Express, Phoenix Coleman, Calico Sunset, Winston and The Telescreen e The Dalloways.

Está satisfeito com o suporte da Velvet Blue Music?

Sim. Eu considero Jeff meu melhor amigo e me orgulho muito das músicas lançadas pela VBM. E sinto como se eu ajudasse o selo a prosseguir.

Já conseguiram rodar todo os Estados Unidos com a banda? Há planos de alguma turnê fora do país?

Eu adoraria ir ao Brasil ou Tókio ou qualquer outro lugar num segundo. Só preciso de um bom agente.

Vocês estão trabalhando em algum novo material para um disco cheio agora?

Eu tenho feito alguns demos devagar para um disco cheio ultimamente e é só isso.

Com quais produtores o Map trabalhou até agora?

Jason Martin e Richard Swift.

Nós agradecemos muito a sua participação nesta entrevista. Esperamos que vocês continuem fazendo sucesso e que nós possamos ajudá-los de alguma forma!


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: